Feito com ❤️ por ALECANSOA ©2022 • Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados. As fotografias e artes contidas neste site estão protegidas pela Lei de Direitos Patrimoniais e Intelectuais.
╬╬╬╬╬— 🚃 —╬╬╬╬╬
🚉 Complexo Fepasa 🚂 
O Complexo Fepasa é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Aprecie, mas não copie: é proibido realizar prints das fotografias exibidas.
Com área total de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil deles de área construída, o Complexo Fepasa teve sua construção iniciada na década de 1890, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a fim de abrigar as oficinas de locomotivas à vapor da empresa. A princípio, as oficinas da empresa localizavam-se em Campinas, mas devido ao tamanho limitado do terreno e a um surto de febre amarela que atingiu aquele Município, a empresa decidiu transferir suas oficinas para Jundiaí.
Ao longo dos anos, o prédio, com 34 edificações, passou por diversas transformações e intervenções, devido às modificações desenvolvidas pela Companhia e aos avanços tecnológicos do setor, como a implantação da tração elétrica aos veículos. Na década de 1970, com a incorporação da Companhia à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), empresa estatal paulista de transporte ferroviário de cargas e de passageiros, o Complexo sofreu as suas últimas intervenções significativas, que deram às suas instalações a configuração com que o conhecemos na atualidade, além da mudança de seu nome.   🚂 fonte:  cultura jundiaí 🍇​​​​​​​
╬╬╬╬╬— 🚃 —╬╬╬╬╬
 🏡 Fazenda Nossa Senhora da Conceição ☕️
A Fazenda Nossa Senhora da Conceição tem sua história iniciada em 1810 quando ali se cultivava a cana-de-açúcar. Na década de 1860, período em que o café dominava as lavouras na província de São Paulo, a fazenda passou a ser muito conhecida.
A produção de café na região foi a responsável direta pela construção da primeira ferrovia paulista – The São Paulo Railway Company – que ligava Jundiaí ao porto de Santos, entre 1856 e 1860. Em 1882 chegaram os primeiros imigrantes Italianos na fazenda. Motivados pelo clima da região, trouxeram consigo a cultura das vinhas.
São 30.000 metros quadrados de muita área verde, com lagos, trilhas, restaurante, loja de artesanato com doces, pães, café orgânico e vinhos caseiros, capela secular, passeios de trator e charrete, playground para crianças até 10 anos.
A Fazenda N.S. da Conceição recebe, de segunda a sexta (exceto feriados), escolas em geral para estudo do meio, conduzidos por monitores especializados em história e com experiência em trabalhos com grupos. 
fonte:  cultura jundiaí 🍇​​​​​​​
🏡 Vinícola Saccomani 🍇🍷
A história da vinícola teve inicio em 1885, em Genova – Itália, quando o Sr. Luize Saccomani e sua esposa Pellegrina Saccomani, embarcam com destino ao Porto de Santos no Brasil. Trouxeram em sua bagagem mudas da uva Catawba Rosa, e se instalaram no bairro Vila Arens em Jundiaí, onde plantaram em sua residência as mudas até 1970, vindo a serem plantadas pela neta Sra. Darci Saccomani em sua casa no Horto Florestal em Jundiaí.

Hoje a propriedade administrada pela 4ª Geração pelo Sr. José Eduardo, que busca manter a tradicional forma de cultivo das parreiras em sistema de CARAMANCHÃO (Pergolado) de cultivo e utilizando métodos tradicionais e modernos de fabricação de seus produtos.
O visitante pode fazer um passeio pela mata, conhecer a plantação de uvas, além dos pés de jaboticaba e banana. A propriedade ainda possui com um lago.
A vinícola oferece degustação de vinhos.
fonte:  cultura jundiaí 🍇​​​​​​​​​​​​​​
★━━━━━━━━★━━━━━━━━★━━━━━━━━━★━━━━━━━━━★
👤Marcos Gama | guia de turismo credenciado MTur e proprietário da explore solo travel 🧳
👤Mary Bueno | coordenadora do Destino Jundiahy, todas as rotas um Destinho: Jundiaí 🍷 🍇
🚌 Fretamento e Turismo:  Trans DEJ | segurança, conforto e qualidade.

De volta ao topo